quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Esquiando Pela Primeira Vez - Vermont

Por Flávia Dias,

Eu ouço muito os brasileiros dizerem que querem esquiar (pela primeira vez na vida) nos Estados Unidos, e muitos deles programam uma viagem especialmente para isso.

O que esquecem de programar são as atividades físicas durante o ano todo para aguentar o grande exercício físico que é esquiar!

Esquiar requer prática e força física, portanto, não é tão fácil quanto parece. Ao chegar na montanha, que geralmente é um resort, a maioria deles oferecem aulas para iniciantes: FAÇA ESSAS AULAS!!!

A minha primeira vez foi na montanha Killington, em Vermont, um estado no norte dos Estados Unidos.

O local é lindo, mas minha experiência foi feia!!! Eu não fiz nenhuma aula e pensei que eu iria aprender caindo, levantando e começando de novo.

Porém, meu condicionamento físico não estava pronto para todas aquelas quedas (hahahahaha), esquiar é fácil (acho!), o difícil é levantar ao cair, então, essa é uma condição normal pra quem está aprendendo.

Depois de tanto cair e morrer de medo ao chegar ao topo da montanha eu desisti de aprender no meu segundo dia! DESISTÊNCIA, não é uma palavra que acompanha minha vida, portanto, se eu tomei essa decisão foi porque eu tive uma experiência traumatizante!!!

As minhas dicas são:
  • Faça exercícios físicos constantes e meses antes de ir esquiar;
  • Faça aulas com os instrutores no local;
  • Não planeje uma viagem apenas para esquiar, separe apenas alguns dias (se você for marinheiro de primeira viagem);
  • Alugue um apartamento, casa ou chalé em um resort que tenha outras atrações, como piscina (água quente), sauna, jacuzi etc. Caso você deteste esquiar, você terá outras opções. 
A montanha é linda e eu certamente tentarei outra vez na minha vida, só não sei quando, porque o trauma não passou ainda!!! 

EIS AQUI, MINHA CURTA ESTÓRIA COM OS ESQUIS: 

Subindo para o topo da montanha, eu tive uma linda vista. 
De lá, avistava várias crianças de DOIS anos esquiando... Que legal, deve ser fácil (pensava eu)!




Chegando no topo da montanha, me dava um BAAAAAAAITA desespero (SUBIU TEM QUE DESCER), essa foto abaixo, em especial foi a minha primeira e última vez descendo em um Green path. 

As montanhas são divididas em níveis de dificuldades que são sinalizadas no pé de cada montanha, os níveis são: Bunny (iniciantes), Green, Blue, Black, Double Black (ou Black Diamond). 

No Colorado (Vail, Aspen etc) existem ainda os outros níveis não 'oficiais': Double Green (significa um caminho plano, mas extenso), Double Blue (sem obstáculo, mas bem íngreme), Double Black (apenas para experts), e Triple Black (significa morte, mesmo para alguns experts!!! Pois geralmente há penhascos nos quais o atleta tem que pular e muitas vezes com para-quedas).


Enfim, eu não desci essa montanha esquiando, eu desci isso rolando :( 



E esse era o fim (não permanente) do ato de esquiar para minha pessoa! Declarei minha morte nos esquis! 



Eu caí tanto, que um dos meus bastões de esquiar entortou... Dá pra entender a profundidade do trauma?



Portanto, só me restava o spa do resort... Ainda bem que tinha um, senão morreria de tédio!


Fim.

Espero que ajude, boa viagem!
bj,bj,bj


2 comentários:

  1. hahaha que massa
    eu ja nao curto neve, esquiar pra mim e' NO NO
    lol quem sabe snowboard? mas ja morro de medo de andar de skate e cair, eu e' que nao vou montanha abaixo hahaha bj bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amore, dá um pânico danado!!! Tentarei novamente, mas não tem data ainda hahaha!!! bj,bj,bj

      Excluir