sexta-feira, 29 de julho de 2016

Imigração - Hillary x Trump

Meu blog não é sobre política, mas nesse momento não posso evitar esse assunto que pode afetar os imigrantes, estudantes internacionais, profissionais com visto de trabalho e intercambistas.
Quero apresentar e comparar os candidatos presidenciais no quesito: IMIGRAÇÃO. Nesse poste eu não apresentarei minhas convicções ou preferências. Serão apenas os FATOS e as PROPOSTAS que os candidatos estão defendendo e articulando. Compilei as informações de websites que terão seus links em inglês no final do poste. Sendo otimista, espero que você  leitor, dê sua opinião sobre o assunto.
Os candidatos presidenciais, Donald Trump e Hillary Clinton, tem propostas sobre a reforma da imigração totalmente opostas uma da outra. Trump pede deportações em massa, proibição de imigrantes e um muro entre os Estados Unidos e o México , enquanto Clinton quer um caminho para a cidadania, a integração dos imigrantes e a proteção contra a deportação.

Especialistas em ambos os lados do debate acham as propostas dos candidatos  radicais, argumentando que Trump é abertamente anti-imigrante, enquanto Clinton é demasiadamente tolerante nesse quesito.

Abaixo, há comparações dos dois candidatos quanto à imigração e um quadro com mais detalhes.

Donald Trump
1.Diz que os imigrantes mexicanos são assassinos e estupradores.
2. Quer um muro na divisa dos Estados Unidos com o Mexico, pago pelo governo Mexicano (de U$ 5 a U$ 10 bilhões).
3.O presidente Mexicano já se opôs ao projeto. Trump ameaça, que se eleito e o México não pagar, tomará medidas para interferir as remessas de dinheiro que imigrantes mexicanos enviam para familiares e amigos. Segundo Trump, pessoas mandam cerca 24 bilhões de dólares por ano para o México.
4.O dinheiro do muro viria também do aumento das tarifas de vistos.
5.Defende que crianças nascidas de pais sem documentações não devem ter o direito de ter a cidadania americana.

Hillary Clinton
1.Suporta a nova legislação (projeto do Obama que não foi implementado), que criaria uma forma de incluir os imigrantes à sociedade, dando um caminho legal para a cidadania.
2.Quer o extermínio da lei que pede à certos imigrantes sem documentos (com vínculos familiares nos Estados Unidos), como parte do processo de legalização, para voltar aos seus países de origem, ficar entre 3 e 10 anos e então retornar aos Estados Unidos. 
3.Defende as ações paralisadas do Obama, destinadas a proteger da deportação 5 milhões de imigrantes sem documentações: DAPA (Ação Diferida para os pais de norte-americanos e residentes permanentes legais) e o DACA (Ação diferida para crianças imigrantes).
4.Isenções de taxas para cerca de 9 milhões de pessoas que podem pedir a cidadania mas não aplicam por não ter condições financeiras.
5.Promete aumentar o acesso dos imigrantes à educação e a cursos de inglês.
6.Permitir que os imigrantes sem documentos possam comprar serviços de convênios médicos.

RESUMINDO:


QUESTÕES
DONALD TRUMP
HILLARY CLINTON
Segurança nas fronteiras

Construir um muro entre os limites do Mexico e dos Estados Unidos. Trump quer que o Mexico pague entre 5 e 10 bilhões na construção desse muro.
Ela quer proteger as fronteiras dos Estados Unidos, porém ela não tem um plano específico e detalhado sobre esse assunto.  
Deportações
Deportar aproximadamente 11 milhões de imigrantes ilegais. Ele quer impor sanções criminais aos imigrantes que ficam depois que o visto expira. Triplicar o número de agentes de imigração e alfândega focados em fazer cumprir as leis de imigração. Ele quer que o ICE (U.S. Immigration and Customs Enforcement), agência responsável por identificar e investigar assuntos ligados à fronteira, vá as ruas com a polícia local para identificar infratores e gangues.
Focar na detenção e deportação de imigrantes sem documentos que representam "uma ameaça violenta à segurança pública" e permitir que os refugiados e requerentes de asilo tenha uma "oportunidade justa para contar suas histórias."
Clinton pretende defender o DACA e o DAPA, os planos do presidente Barack Obama para adiar a deportação para os pais em situação irregular de cidadãos americanos e residentes permanentes e aos já adultos que foram  trazidos aos EUA quando crianças.
Detenções
“Não mais prender e soltar” – Trump quer a prisão e a deportação dos imigrantes ilegais capturados cruzando a fronteira, não os soltando nos Estados Unidos.
Supervisionar a soltura ao invés de deter famílias que não representam ameaças à segurança pública. Fechar os centros privados de detenções para imigrantes.
Vistos e Permissões de trabalho
Aumentar os critérios de admissão aos beneficiários de vistos H-1B (visto de trabalho), assim os empregadores são incentivados a oferecerem empregos para americanos desempregados; estipular que os vistos, incluindo H-1B, exija que os empregadores procuram contratar americanos em primeiro lugar; Certificar que os imigrantes que aplicam para vir para os EUA possam pagar a sua própria moradia, cuidados de saúde e outros custos.
Livrar-se do visto J-1 (au pairs por exemplo), um visto de não imigrante projetado para programas de intercâmbio de trabalho e estudo, assim, passando a oferecer oportunidades de emprego para as jovens americanos.

Imigrantes ilegais que se qualificam para DACA e DAPA sejam contemplados com a possibilidade de ter permissão de trabalho.


Fontes:

http://politifact.com/truth-o-meter/article/2016/jul/15/compare-candidates-clinton-vs-trump-immigration/

http://www.ibtimes.com/immigration-reform-2016-where-do-donald-trump-hillary-clinton-other-presidential-2327381

http://www.teenvogue.com/story/hillary-clinton-donald-trump-immigration-plans

http://finance.yahoo.com/news/the-immigration-plans-of-trump-and-hillary-in-5-minutes-193308283.html

http://www.washingtontimes.com/news/2016/jun/22/trump-clinton-immigration-plan-hurt-minorities/

http://www.nytimes.com/2016/06/14/us/politics/donald-trump-hillary-clinton-speeches.html

http://www.nytimes.com/2016/07/04/us/politics/hillary-clinton-president.html


8 comentários:

  1. Esse homem é um verdadeiro monstro preconceituoso... Imigração é só um dos temas complicados de se discutir, imagina o de guerra, saúde pública etc... Não tem perdão para pobres e indefesos ��

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi De! Obrigada por comentar! Tem um website fazendo um série de comparações entre os candidatos, leia alguns deles (o site continurá com esses artigos, que ajuda muito a entender as propostas deles):

      Economia:
      http://politifact.com/truth-o-meter/article/2016/jul/22/comparing-economic-agendas-hillary-clinton-and-don/

      Radical Islamismo:
      http://politifact.com/truth-o-meter/article/2016/jun/14/obama-vs-trump-radical-islam/

      Eu concordo contigo, o Trump é uma pessoa má e preconceituosa. Não tenho a mínima simpatia por esse cara, nem mesmo quando ele era o quase falido empresário e apresentador de TV. Sentiremos falta do Obama... essa é a verdade!

      Bj,bj,bj

      Excluir
  2. Nossa Flavia, muito obrigada por esse post tão explicativo! As vezes fica difícil entender, principalmente para quem esta acompanhando a campanha de fora dos EUA... Mesmo seu blog não sendo sobre política, achei o assunto pertinente para o momento e muito útil para todos que acompanham seu blog. Beijos!!!

    ResponderExcluir
  3. Se a Hillary é ruim, imagine o Trump. Não podemos deixar esse cara ganhar.

    ResponderExcluir
  4. Então o jeito mais seguro de ficar legalmente no eua é só casando mesmo né?
    Acho que vou fazer como todo mundo que é espertinha faz,casar/pegar o gc/separar �� afinal que q são dois anos perto de uma vida fodida no Brasil neh kkkkk passa rapidinho kkkkk

    ResponderExcluir
  5. Brincadeiras a parte, um ótimo post... seria loucura se esse Bolsonaro americano ganhasse

    ResponderExcluir